el doodle de google por el 105 aniversario del nacimiento de Adoniran Barbosa
¿Quien fue??
Adoniran Barbosa (Valinhos, 6 de agosto de 1910 - São Paulo, 23 de noviembre de 1982), nombre artístico de João Rubinato, fue un cantante, compositor, actor y humorista brasileño.
Vida personal
Hijo de los inmigrantes italianos Ferdinando e Emma Rubinato, abandonó la escuela, porque no le gustaba el estudio y necesitaba trabajar para ayudar a su numerosa familia (compuesta por siete hermanos). A los 14 años consigue su primer trabajo como repartidor de ollas en la ciudad de Jundiaí, a la cual su familia se había mudado, buscando resolver sus problemas financieros. Luego de eso se mudan a Santo André y finalmente a São Paulo. Después fue también albañil, encargado de estacionamiento, mozo y obrero metalúrgico entre otros trabajos.
Vida artística
El Grupo "Demônios da Garoa" fue el gran intérprete de sus composiciones, principalmente los sambas que citaban varios lugares de la ciudad de São Paulo como ser los barrios de Jaçanã ("Trem das Onze"), Brás ("Samba do Arnesto"), y Avenida São João ("Iracema"). Elis Regina grabó "Iracema" y "Tiro ao Álvaro", poco antes de la muerte de ambos que fallecen casi en la misma época. Considerado el más importante nombre del samba paulistana, Adoniran retrató la capital y su idiosincrasia.
En la radio fue famoso su personaje Charutinho. Además de las películas de los años 50 y años 60, tales como Candinho, el largometraje de 1953 de Mazzaropi, participó como actor en los años 70 de telenovelas de la TV: "Tupi" y "Mulheres de Areia", en la cual hacia un personaje que se decía autor de los sambas de Adoniran.
Principales composiciones
Malvina, 1951
Saudosa maloca, 1951
Joga a chave, 1952
Samba do Arnesto, 1953
As mariposas, 1955
Iracema, Adoniran Barbosa, 1956
Apaga o fogo Mané, 1956
Bom-dia tristeza, 1958
Abrigo de vagabundo, 1959
No morro da Casa Verde, 1959
Prova de carinho, 1960
Tiro ao Álvaro, 1960
Luz da light, 1964
Trem das onze, 1964
Trem das Onze com Demônios da Garoa, 1964
Agüenta a mão, 1965
Samba italiano, 1965
Tocar na banda, 1965
Pafunça, 1965
O casamento do Moacir, 1967
Mulher, patrão e cachaça, 1968
Vila Esperança, 1968
Despejo na favela, 1969
Acende o candeeiro, 1972
Fica mais um pouco, amor, 1975
- Versão em português veja abaixoMusic tells stories, stirs emotions, and inspires change, all while getting us to nod our heads along or burst into wild swings. The right mix of melody and message is a language all its own.Adoniran Barbosa spoke that language fluently. In Brazil, he’s known as one of the most influential samba singers the genre’s ever seen. But he did more than craft toe-tapping tunes. Adoniran uplifted the working men and women of São Paulo with his expressive storytelling, bringing the city’s malocas and cortiços to life through iconic songs likeSaudosa Maloca ("Shanty of Fond Memories").In his time, other artists and composers criticized Adoniran for using “wrong” Portuguese, the vernacular of the common people. Like most of history’s influencers, his unique musical identity resonated with his listeners through its brand of honesty and authenticity, vindicating his art as a musical milestone and a cherished relic of Brazilian samba. Adoniran’s drive to be different is why his music continues to inspire generations of samba composers.Today’s doodle takes its inspiration from Trem das Onze (“The 11 p.m. Train”), one of Adoniran’s most beloved and recognizable songs. In Doodler Leon Hong’s early sketches, you can see all of the concepts come together visually: the hands of the clock pointing to 11, the approaching train on its music staff train tracks, and the cartoon of Adoniran himself as a part of his creation. [continued below]
Listen to Adoniran Barbosa, along with the musicians he inspired and who inspired him, on Google Play Music’s Adoniran Barbosa Radio.
A música nos conta histórias, desperta emoções e inspira mudanças. Tudo isso ao mesmo tempo em que nos faz balançar a cabeça ao seu ritmo ou cair na dança. A combinação certa de melodia e mensagem forma um idioma próprio.Adoniran Barbosa falava esse idioma fluentemente. No Brasil, ele é conhecido como um dos cantores de samba mais influentes que o gênero já viu. No entanto, ele fez mais do que apenas batucar. Adoniran exaltou a classe trabalhadora de São Paulo com sua narrativa expressiva, dando vida às malocas e aos cortiços por meio de canções icônicas, como Saudosa Maloca.No tempo dele, outros artistas e compositores criticaram Adoniran por usar o português "errado", o idioma vernáculo das pessoas comuns. Como a maioria das pessoas que influenciaram a história, a identidade musical única de Adoniran ressoou com seus ouvintes por meio da sua marca de honestidade e autenticidade, defendendo sua arte como um marco musical e uma relíquia querida do samba brasileiro. O desejo de Adoniran de ser diferente é a razão pela qual sua música continua a inspirar gerações de compositores de samba.O doodle de hoje é inspirado no Trem das Onze, uma das canções mais amadas e reconhecidas de Adoniran. Nos esboços iniciais do Doodler Leon Hong, é possível ver todos os conceitos reunindo-se visualmente: os ponteiros do relógio apontando 11 horas, o trem se aproximando em seu trilho em formato de pauta musical e o desenho do próprio Adoniran como parte da sua criação. [continua a seguir]Ouça Adoniran Barbosa, juntamente com os músicos que ele inspirou e que o inspiraram, na Rádio Adoniran Barbosa do Google Play Música.
2 comentarios:
mas allá de este señor y de saber que yo soy quemero/bostero, te quería felicitar por el campeonato de hace un rato, se lo merecían esta vez.... besos!!!
ohh gracias, jejee
Publicar un comentario
si sos spamer o vas a insultar mejor andate, ademas de que el mensaje fuera de lugar sera borrado